terça-feira, 26 de agosto de 2008


Primitivo uniforme Gadzart
Reconstituição do uniforme militar das escolas francesas de artes e ofícios conforme o modelo napoleónico usado em 1806 e anos ulteriores.
Este manequim esteve em exposição na École de Châlons durante o bicentenário celebrado em 2006.
As semelhanças com o uniforme da École Polytechnique são evidentes, sem prejuízo das posteriores divergências: entre a segunda metade do século XIX e a Segunda Guerra Mundial, o uniforme das escolas francesas de artes e ofícios seguirá um figurino militar bastante simplificado, de par e passo com os modelos consagrados pelas corporações de bombeiros, polícias de segurança cívicas, carteiros e pilotos de aviação civil.
Na era pós-abolicionista, tal solução, não deixa de suscitar perplexidade, tanto mais que o favor tributado pelas elites francesas aos uniformes militares (Instituto de França, Escola Politécnica, escolas de artes e ofícios) foi secundado por movimentos de grande hostilidade face aos trajes talares e tradições das universidades.
Relativamente a Portugal, o porte de uniforme militar em contexto académico foi autorizado a alunos da Universidade de Coimbra com vinculação ao Exército, em alternativa à convencional e então muito hostilizada "capa e batina". Já as escolas politécnicas portuguesas de ensino superior e as escolas comerciais e industriais não deram mostras de seguir a moda francesa até 1974.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial