terça-feira, 3 de janeiro de 2012

O uniforme dos fidalgos cavaleiros (1859-1910)

Convindo estabelecer o uniforme que devem usar os Fidalgos Cavaleiros da minha real casa, e atendendo ao que por eles me foi representado. Hei por bem decretar o seguinte:
Artigo 1.º: Os Fidalgos Cavaleiros usarão farda direita e comprida de pano azul ferrete com talho militar, formando o corte da gola um ângulo agudo por diante. A gola e canhões escarlates, sendo estes, bem como as portinholas, bordados a oiro com silvado de carvalho cercando as quinas e castelos reais, colocados alternadamente. Colete branco, não havendo luto. Calça azul ferrete agaloada a oiro. Chapéu armado com presilha de oiro, apanhando o laço azul e branco, e plumas brancas, não havendo luto. Espadim. Botões na farda e colete de metal amarelo com as armas reais.
Artigo 2.º: Os Fidaldos Cavaleiros ficam obrigados a apresentar na Secretaria dos Filhamentos da minha real casa os diplomas que lhe conferem este foro, sem o que não poderão usar o uniforme designado no artigo 1.º, e ficarão por este motivo sujeitos às penas das leis.
O Duque Mordomo-Mor assim o tenha entendido e faça executar. Paço, em 16 de fevereiro de 1859. Rei [D. Pedro V]. Duque Mordomo-Mor [Mordomia-Mor, Secretaria dos Filhamentos].
Publicado no Diário do Governo n.º 48, de 25.2.1859

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial