sábado, 2 de abril de 2016

Cerimónia honoris causa na Universidade Federal de Pernambuco






Nelson Lima: Professor Honoris Causa pela /of the Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

No dia 18 de Março, realizou-se a cerimónia de imposição de insígnias de Professor Honoris Causa pela Universidade Federal de Pernambuco (Recife, Pernambuco, Brasil) ao Prof. Nelson Lima, Diretor da Micoteca da Universidade do Minho (MUM) e Presidente da Organização Europeia de Coleções de Culturas (ECCO), como reconhecimento pela sua dedicada colaboração ao desenvolvimento da Micologia e da preservação ex situ dos recursos genéticos fúngicos no Estado de Pernambuco.

A Reitoria da Universidade do Minho esteve representava pelo Pró-Reitor Prof. Filipe Vaz e a Presidência do Instituto de Educação representada pela Prof.ª Graça S. Carvalho, que acumulou, igualmente, a representação do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão e como Diretora do Centro de Investigação em Estudos da Criança. O Centro de Engenharia Biológica, onde o Prof. Nelson Lima é membro integrado participou no evento através de uma vídeo-mensagem enviada para o efeito pelo seu Diretor Prof. Eugénio Ferreira.

Várias Instituições Brasileiras e a Universidade de La Frontera do Chile estiveram presente, fruto das colaborações existentes entre elas e a Micoteca da Universidade do Minho. A Federação Mundial de Coleções de Culturas (WFCC) esteve representada pelo membro da Direção Executiva Dr.ª Manuela da Silva, Assessora da Vice-Presidência de Pesquisa e Laboratórios de Referência da Fundação Oswaldo Cruz/FIOCRUZ, Rio de Janeiro, Brasil. 

Vários projetos de investigação têm sido desenvolvidos entre os dois lados do Atlântico, bem como tem sido constante a colaboração na formação intensiva e avançada de pesquisadores ligados ao programa de pós-graduação em Biologia de Fungos.

Durante a solenidade, também foram celebrados os laços históricos de cooperação e do convénio específico entre a Micoteca da UMinho e a Micoteca URM. A Micoteca da UMinho através da sua Direção tem contribuído ativamente, já há vários anos, para o desenvolvimento da Micologia em Pernambuco, onde se destaca, mais recentemente, o apoio à reforma das novas instalações da Micoteca URM, através de consultoria do projeto FINEP, e ao processo de certificação na ISO 9001:2008, permitindo à URM ser a 1.ª coleção certificada neste normativo no Brasil e em toda a América Latina.



Informação enviada pelo Prof. João Caramalho Domingues
(22.03.2016)

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

Hiperligações para esta mensagem:

Criar uma hiperligação

<< Página inicial