segunda-feira, 5 de setembro de 2022

D. António Alves Martins

 

Raríssima fotografia do bispo de Viseu /Portugal, D. António Alves Martins (1808-1882), professor, político liberal, religioso católico e coordenador de serviços de enfermagem.

Carte-visite realizada em Lisboa (?) na década de 1870.

A indumentária corresponde à versão portuguesa do traje de abatina para elementos do clero secular romano: sapatos pretos de fivela de prata; meias de seda cor-de-rosa; calções pretos de seda avivados; redingote preto de seda avivado nas bainhas e orlas (colarinhos, bocamangas, portinholas dos bolsos); colete preto, de seda; cabeção preto e volta branca; solideu episcopal; mantéu romano curto à francesa, em seda preta, com cós plissado; capelo romano (saturno) de castorina, com cordões e bolotas verdes (?); cruz peitoral em ouro. Esta fotografia serviu de base a uma caricatura desenhada por Bordallo Pinheiro no Álbum das Glórias (1881), e foi a fonte direta da estátua de bonze deste prelado ereta em Viseu.

Há três elementos neste conjunto indumentário que confirmam o ideário liberal constitucional de D. António Alves Martins e a sua vontade de distanciamente do clero ultramontano romano: a abatina curtinha e desabotada; o capelo romano de aba curtinha, dito saturno, que desde as décadas de 1850-1860 vinha a substituir o antigo chapeirão de abas (tricórnio); o não uso da chamarra romana na via pública, hábito privado que na década de 1850 fora generalizado na corte pontifícia.




0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial