domingo, 6 de novembro de 2011

Na imagem inferior, apontamento da passagem do cortejo de aparato do núncio apostólico do Vaticano, D. José Macchi, a caminho do paço da Ajuda onde foi apresentar credenciais ao rei D. Carlos no dia 1.3.1904. O cortejo saíu do pátio da nunciatura às 13:00h, com a seguinte ordem: abertura por um esquadrão de cavalaria; carruagem de aparato do núncio; dois coches da casa real portuguesa tirados por seis parelhas e ladeados por seis criados ataviados com libré de gala à portuguesa; coche de Sua Excelência, acompanhado pelo conde de Alcáçovas que no acto desempenhava funções de introdutor; esquadrão de cavalaria a fechar.
Informa o cronista que a entrada no paço foi feita com os estilos do costume, estando presentes na sala da audiência o rei, o ministro dos Negócios Estrangeiros e elementos da casa civil e militar do monarca.
A fotografia infelizmente pouco documenta sobre a riqueza e espessura simbólica do acto. A apresentação de credienciais do núncio obedecia desde a Idade Média a um complexo dispositivo cerimonialístico que se densificou na idade clássica do barroco. Esperamos recolher e publicar, logo que possível, um programa de época.
Fonte: Ilustração Portuguesa n.º 18, de 7.4.1904

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial