Virtual Memories

sábado, 15 de dezembro de 2007


Santa Teresa Doutora (a)

Santa Teresa Doutora (b)
As imagens a) e b) representam Santa Teresa de Ávila, conhecida por Santa Teresa de Jesus (1515-1582), na qualidade de Doutora da Igreja Católica, em vestes talares carmelitas e Barrete Doutoral de Teologia. Além da Doutora da Igreja, Teresa de Ávila foi proclamada Doutora Honoris Causa pela Universidade de Salamanca no dia 6 de Outubro de 1922.
Na imagem a), Santa Teresa é ostentada em aparato barroco e identificada popularmente como Santa Teresa de Alba de Tormes.
Importa não confundir esta santa, duplamente proclamada doutora, com Santa Teresa do Menino Jesus, também ela carmelita e Doutora da Igreja.


Barrete de Cânones (a)


Barrete de Cânones (b)
Barrete Doutoral de Direito Canónico. Estrutura cartonada rígida de configuração quadrangular, forrada de tecido preto, com a copa encimada por cristas orladas de verde e borla central de seda também verde forte. Segundo os especialistas em protocolo católico, o barrete doutoral dos clérigos deveria ter base preta (redonda ou quadrada), copa encimada por borla de dimensão superior à destinada aos graus de bacharel e licenciado, mas sem cristas. Na tradição vestimentária católica polaca, o barrete quadrangular de clérigo não possui cristas sobre a copa, costume que também temos observado no modelo de barrete doutoral daquele país.
Nas fotografias a) e b) vê-se o Padre Doutor Mark O'Connel, distinguido em Agosto de 2007.
[http://www.cardinalsean.blog.org/?p=2193; http://www.cardinalsean.blog/wp-content/uploads/]



Universidade de Santiago

Gravura antiga na qual se representam dois lentes da Universidade de Santiago de Compostela. Num caso vê-se uma variante da antiga loba talar de dois corpos sobrepostos, tendo a veste de fora uma abertura frontal para a saída dos braços e mangas, dispositivo muito em voga no vestuário académico e eclesiástico dos séculos XV e XVI (Universidades de Oxford, Bolonha, Salamanca, Santiago, Lisboa/Coimbra, cardeais romanos, juízes do Tribunal da Rota Romana). Completam este conjunto o barrete de cantos e a murça (muceta). No segundo caso, a identificação vestimentária é mais árdua, parecendo ver-se um conjunto constituído por loba talar/mantéu talar, barrete e "beca" de ombros ou estola distintiva.