Virtual Memories

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009


Desporto em Harvard
Notícia de actividades desportivas em 1889. A partir da década de 1850, as regatas interuniversitárias e os campeonatos de baseball sofreram enorme incremento nas universidades norte-americanas. No final do século XIX o desporto universitário mobilizava grande número de praticantes femininas. Poucos estabelecimentos de ensino superior europeus se podiam vangloriar de possuir infra-estruturas de ocupação de tempos livres como as dos estudantes norte-americanos, nas quais se incluíam ginásios, tanques de treino de remo e pistas fluviais. Contudo, vale a pena lembrar as pistas fluviais a serviço dos alunos de Oxford e Cambridge, os clubes de esgrima dos estudantes alemães, suiços e austríacos, os ginásios e picadeiros dos académicos de Uppsala, o Teatro Académico dos escolares de Coimbra e os picadeiros de equitação dos alunos das escolas portuguesas de agricultura. Comparando as escolas civis portuguesas com as escolas militares, conclui-se que os estabelecimentos de ensino militares portugueses estavam bem melhor apetrechados, seguindo de alguma forma a tradição curricular que fora ensaiada no Real Colégio dos Nobres.
Em Coimbra, os desportos escolares eram actividades exclusivamente masculinas. Ao longo da segunda metade do século XIX sucederam-se agremiações mais ou menos efémeras de esgrima, levantamento de pesos, natação no Mondego, caçadas nos bosques dos arredores da cidade e burricadas ao Buçaco. Na década de 1890 a Associação Académica aproveita a devoluta igreja do Colégio da Trindade para manter um amplo e bem apetrechado ginásio. Nos alvores do século XX, equipas de amadores jogam futebol nas dunas do Mondego e na Praça da República. Em finais de 1910, o Reitor Manuel de Arriaga promove a terraplanagem de um campo de ténis na horta da Casa Reitoral, actividade aristocrática que não consegue competir com a popularidade emergente do futebol.


Cortejo dos alunos do Columbia
Cortejo alegórico dos alunos do Columbia College, de Nova York, em 14 de Abril de 1887, numa evocação parodial do centenário fundacional. Gravura reproduzida no Harper's Weekly de 23 de Abril de 1887. A parada assume coloração de charivari, proximando-se assim dos cortejos festivos estudantis à época praticados em Coimbra, França ou Alemanha, numa época em que eram mais as semelhanças do que as diferenças entre festividades estudantis e festividades populares cíclicas.


Jantar em Dartmouth
Jantar anual no Dartmouth College, de Nova york, promovido pela Alumni Association em 1876. O periódico Illustrated Newspaper, de 19 de Janeiro de 1876, informa tratar-se da 12ª edição do evento, fazendo-o recuar a 1864. Ao nível das práticas culturais militares, religiosas, políticas e académicas, a refeição comunitária integra desde o período medieval os programas festivos e a celebração colectiva de momentos significativos da vida social. Na cultura popular portuguesa, as grandes festividades e os rituais ciclícos implicavam obrigatoriamente a partilha ou distribuição gratuita de alimentos através de magustos, distribuição de pão doce e vinho (bodos), e funções de mesa (Festa dos Rapazes em Bragança, Festas do Espírito Santo nos Açores, bodas de casamento).
Na Universidade de Coimbra subsistem resídios do antigo prandium (refeição festiva) nas imposições de insígnias a novos doutores, nos doutoramentos honoris causa, na recepção solene a dignitários, nos jantares de cursos, nas reuniões de antigos cursos e nos jantares de formatura. Outro tipo de refeições colectivas, de raízes medievais, como a patente (setenças em comes e bebes pagas por caloiros), eram ainda praticadas na década de 1980.

Abertura do ano escolar
Representação humorística de trechos da abertura do ano escolar ou "the commencement season" nas páginas do Harper's Weekly de 1873. Este tipo de figuração, assente em aspectos da vida e do calendário escolar, também era abordado em pinturas murais nas efémeras repúblicas de Coimbra. Um conjunto de pinturas bastante mais tardias, realizadas na década de 1950 na extinta República dos Paxás, revela traços de proximidade temática. Outro aspecto a destacar é a figuração burlesca então praticada nos cortejos carnavalescos e de fim de ano em Coimbra e nalgumas universidades francesas.

Cerimónia fúnebre no Columbia
A iconografia académica é bastante rarefeita em termos de informação sobre rituais fúnebres. Neste caso, os alunos do Columbia College, de Nova York, celebram em 1868 o "Burial of the Ancient". Gravura publicada pelo Illustred Newspaper de 4 de Julho de 1868, que especifica tratar-se de um evento anual.

Bicentenário de Yale
Cortejo académico celebrativo do bicentenário da Yale University em 1907. Integraram a parada alguns dignitários célebres como o Presidente T. Roosevelt. Ao contrário de algumas universidades europeias que proclamavam o abolicionismo vestimentário, insigniário e cerimoniário como valor supremo, as universidades norte-americanas definiram em finais da década de 1890 um conjunto de normas comuns relativas à "academic gown" e ao cerimonial ("academic regalia). Com os britânicos, foram pioneiros na definição do traje académico unissexo para docentes e discentes. Aproveitando o legado da herança britânica, os norte-americanos foram os primeiros a descobrir aquilo a que 100 anos mais tarde os economistas passaram a designar por património imaterial, economia do saber, capitalismo cognitivo e activos imateriais. E aqui, não deixa de ser curioso que nunca se tenham dado ouvidos a clérigos, historiadores e etnólogos, que ao longo do século XX chamaram a atenção para o valor do património simbólico/imaterial, o qual só foi conscencializado muito tardiamente pela Unesco, pelos professores de Stanford Paul Romer e Stephen Krasner, ou pelos franceses Maurice Lévy e Jean-Pierre Jouyet.


Baile em Yale
Baile de gala na Yale University no ano de 1893, segundo gravura do Harper's Weekly. O baile de gala das universidades e politécnicos é uma tradição de origem aristocrática, intimamente ligada à cultura palaciana, que na década de 1890 se estendeu às universidades europeias, escolas politécnicas, universidades norte-americanas e transatlânticos de luxo.
Fontes:
-http://www.printsoldandrare.com/colleges/;
-Intercollegiate Regata, http://www.archives.upenn.edu/img/;
-http://www.rowinghistory.net/Collecting/post_cards.htm.