Virtual Memories

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Parada festiva da tomada de posse de Martin Heidegger como novo rektor da Universitat de Freiburg em 23 de Maio de 1933. O novo dirigente, recentemente integrado no partido nacional socialista é acompanhado por professores, estudantes e militares

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010


Rektor da Universidade de Bonn, Alemanha, com membros da sua equipa em 2008
Foi nas universidades de França e da Alemanha que o Mai 68 mais fundo fez sentir os efeitos da campanha contra o "habitus talaris", "toge" (França), ou simplesmente "talaris" (Alemanha).
A massificação, a banalização do ensino superior, a empresarialização e a necessidade de justificação da abertura de portas contribuiram para a definitiva superação do paradigma anterior. O regresso das togas não parou de afirmar-se na última década, de par com a aculturação local da graduation ceremony à americana, importada com a mesma febre com que os portugueses fizeram seu o carnaval carioca. À luz dos novos valores e apelos, a toga passa de odioso símbolo escolástico e reaccionário a instrumento privilegiado de uma nova modalidade de relações públicas triunfantes, o chamado "protocolo empresarial" colado ao conceito pouco peneirado de "identidade corporativa".


A mesma tipologia de gown patenteada pelos reitores de Halle ainda em uso nos vergers das catedrais anglicanas, aqui mantendo os corpos duplos sobrepostos


Retrato de Christian Thomasius, reitor da Universitat zu Halle com uma garnacha de mangas golpeadas (por Johann Sporleder, 1754)