Virtual Memories

sábado, 2 de abril de 2011

Colação do grau de doutor honoris causa pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra ao ex-Presidente do Brasil, Luís Lula da Silva


O Reitor da UC com Lula da Silva no momento da imposição de insígnias

Universidade de Coimbra, 30 de Março de 2011


O ex-Presidente do Brasil, Lula da Silva, a Presidente do Brasil, o Magnifíco Reitor da UC e o Presidente da República Portuguesa


Borla doutoral de Farmácia


Faculdade de Farmácia

Borla e capelo na cor de Economia


Lentes da Faculdade de Economia

Trajes brasileiros e anglo-saxónicos

Uma professora diplomada por universidade brasileira


Borla e capelo na cor de Psicologia


Lentes da Faculdade de Psicologia e Ciência da Educação


A borla e capelo nas cores da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física (castanho e branco)


Docentes da Faculdade de Ciências do Desporto


Passagem do Corpo dos Archeiros


Os archeiros em andamento


Mais charameleiros

Na actualidade apenas as universidades de Coimbra e de Salamanca continuam a utilizar tocadores de charamelas e de trombetas nas grandes solenidades. A tradição também existiu nas universidades italianas mas caiu em desuso. Em algumas universidades anglo-saxónias os cortejos académicos são abertos por gaiteiros.


A Charamela em andamento na cabeça do préstito toca o Canticorum Iubilo de Haendel


Docentes da Faculdade de Psicologia


Aguardando a saída do préstito na Biblioteca Joanina

Conforme documenta a fotografia, na variante feminina, a frock coat tem evoluído de casaca singela para uma meia-casaca embainhada pela meia-coxa, dando razão ao comentário feito por José Ramalho Ortigão quando constatou que a batina escolar redundara em insípido "casaco gebo e mestiço de padre à paisana".

Não se pode mudar a história. O que está está, mas pena é que a UC não tenha secundado as universidades francesas, espanholas e italianas que adoptaram no século XIX as togas judiciárias.

No ponto a que chegou, a frock coat não tem valor estético, nem patrimonial, nem capacidade de ombrear com a riqueza das insígnias doutorais. Mais vale ter coragem para abolir este traje cujo figurino é pobre e acanhado, mantendo a capa, e substituindo a casaca por uma toga talar digna e funcional.


Borla doutoral de Ciências do Desporto e Educação Física


Os lentes de Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física aguardam a saída do préstito académico


Corpo dos archeiros com grande uniforme napoleónico e alabardas

O uniforme, reformado logo após a implantação da República em Portugal, evidencia sinais de erosão: acentuado encurtamento das abas da casaca, cuja bainha subiu da linha do joelho para a meia perna formando uma espécie de minisaia; o desaparecimento das meias brancas de seda, agora em preto ordinário; o desaparecimento do bicórnio.


30 de Março: Pátio das Escolas, junto ao pórtico da Biblioteca Joanina

Regente e charameleiros da Chamarela da Casa Reitoral da Universidade de Coimbra aguardam o início do préstito de capelo do ex-Presidente do Brasil Luís Lula da Silva. A indumentária protocolar é a grande casaca preta