Virtual Memories

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Ratzinguer em Navarra



Foto 1

Foto 2



Foto 3

Em finais de Janeiro de 1998 o Cardeal Ratzinguer visitou Navarra durante quatro dias, tendo sido investido Doutor Honoris Causa em Teologia pela Universidade local. A cerimónia decorreu na Aula Magna da Universidade de Navarra, no dia 31 de Janeiro de 1998. Na fotografia 3 vemos o Cardeal Ratzinguer ladeado por Douwe Breimer (Holanda) e Julian Simón (EUA), seus companheiros de laurea.

Embora recorra a aspectos do cerimonial das universidades históricas ibéricas, a Univ. de Navarra procede a adptações bem visíveis nestas imagens. Assim, na foto 3, o protocolo clássico recomendaria que Ratzinguer comparecesse à cerimónia em vestes cardinalícias, estivesse sentado ao lado do seu Padrinho e apenas levasse a murça doutoral lançada pelos ombros, mas nunca o barrete (que exibe no regaço).

Na fotografia 2, respeita-se a antiga tradição católica que conferia nas universidades históricas a primazia ao Cancelário e não ao Reitor. Nessa qualidade, Monsenhor Javier Echevarría figura em primeiro plano, impondo o barrete doutoral de Teologia a Ratzinguer (também ele erecto). As vestes protocolares usadas por Echevarría constituem um compromisso sincrético entre o passado ibérico e a contemporaneidade: batina talar avivada, com canhões de mangas rendados, capa preta talar, murça preta de veludo (específica dos reitores espanhóis), grande colar e barrete de borla compacta preta e franjados a ouro.

De acordo com o protocolo clássico, os doutorandos clérigos deveriam receber a colação do grau ajoelhados em frente ao outorgante, o que não sucedeu na referida cerimónia. Por outro lado, poderia colocar-se a questão crucial de saber se Echevarría estaria ou não em posição de laurear Ratzinguer, caso a dignidade clerical do "canciller" de Navarra fosse inferior à do cardeal romano doutorando. Uma tal questão teria forçosamente de dicidir-se a favor do Cancelário, dado que este naquela universidade actuou como lugar tenente do Papa na concessão dos graus.

Na imagem 1, já terminada a investidura honoris causa, figuram Manuel Casado, o Cardeal Ratzinguer, Guido Stein e Luis Herrera.

Apesar das incongruências protocolares detectadas nesta cerimónia, os resultados globais são bastante mais conseguidos do que os registados na Universidade de Coimbra aquando do doutoramento honoris causa do Papa João Paulo II (Maio de 1982). No caso de Coimbra foi promovida uma insólita cerimónia, próxima das realizadas no Brasil ou em Itália, sem outorga de anel nem de borla doutoral. Tudo leva a crer que o Reitor Ferrer Correia ficou sem saber se poderia investir o Papa com a Borla doutoral, e em caso positivo, que insígnias lhe deveria outorgar, quando a Universidade o proclamava doutor por todas as Faculdades. A resposta, essa era bem mais fácil do que Ferrer Correia poderia imaginar.

Fonte: "Cuatro dias en Navarra", http://www.diariodenavarra.es/especiales/JuanPabloII/actualidad/pagina.asp?not=A57ART494686A.INC&seccion=suplemento&dia=20050420.