Virtual Memories

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Uma cerimónia na Universidade de Bolonha (2011)

Ato de assinatura celebrativo do XXIII aniversário da Magna Charta Universitatum, Universidade de Bolonha, dias 15 e 16 de setembro de 2011.
Oportunidade para observar um desfile de trajes académicos professorais (e reitorais?) de diversas universidades. Predomínio de novitrajes ou neotogas criadas/adaptadas a partir do paradigma anglo-saxónico após a queda do muro de Berlim, particularmente das soluções do pronto-a-vestir norteamericano. Algumas das propostas visualizadas são francamente discutíveis no plano estético. Uma aula de marketing dedicada a analisar a relação produto/qualidade/identidade corporativa diria que o produto proposto e o invólucro (imagem) não estão sintonizados. O apresentador masculino patenteia look televisivo e posturas informais pouco recomendáveis em cenários académicos mais exigentes.

Dois apontamentos da toga os pastores presbiterianos irlandeses, a um tempo hábito talar religioso e académico caso seja usada com o capelo e com o barrete. Costuma vestir-se com sotaina preta assertoada e plastron branco. Ligeiramente mais curta do que a sotaina, tem mangas falsas pendentes e é profusamente ornamentada no peito e nas mangas com borlas e rosetas de seda.

Retrato do Rev. Elias Hergest (1878-1923), pastor luterano nascido na Rússia que exerceu a sua atividade profissional nos EUA. Veste uma das variantes da toga talar luterana, em pano preto, com colarinho adornado de gola, corpinho muito subido, mangas de boca de sino, carcela curta e amplos saios fixados a cós dianteiro e traseiro. As semelhanças com o modelo comum da toga de advogado mais generalizada em Portugal são por demais evidentes. Usa-se com barrete germânico preto, que pode ser uma gorra de gomos ou um barrete armado e forrado, e com o plastron. Não é este o modelo de toga mais vulgarizado nos EUA, onde as casas do pronto-a-vestir chamam toga de Genebra a um modelo muito simplificado, com decote em V, hoje em dia trajado por juizes e pastores luteranos, batistas e até metodistas.
Fonte: http://www.volgagermans.net/portland/rev_elias_hergest.html