Virtual Memories

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009


Trajes de luto
Imagens francesas de 1683, representam situações masculinas de luto pesado e de luto aliviado. A gravura A corresponde ao traje usado em Portugal pelos vereadores municipais e funcionários da Universidade de Coimbra nas exéquias solenes e cerimónia da quebra dos escudos reais: mantéu talar preto, chapeirão e fumos pretos até à meia perna. No segundo caso, prescinde-se da capa e o fumo reduz-se a uma discreta fita presa no chapéu, esta a fazer lembrar a braçadeira de luto usada no século XX.


Traje de gala de vereador à portuguesa
"Vestido" ou traje de gala dos vereadores municipais portugueses comum à metrópole e antigos territórios ultramarinos. Existem fixações iconográficas conhecidas para Coimbra e Funchal.
Representação tomada no Rio de Janeiro por Jean-Baptiste Debret (1768-1848) durante a governação de D. João VI.
São bem notórias as influências do estilo império, dimanadas da corte napoleónica, nomeadamente o sapato de couro raso com a sua fivela de ouro ou prata, o colete curto bordado e a casaca preta burguesa de abas de grilo. Os elementos vestimentários mais genuinos são a vara de madeira sulcada de aneis e encimada pelo brasão real, a capa preta forrada de cetim branco, a espada pendente da cintura e o chapéu de aba revirada e copa adornada de plumas brancas.
Em versão mais luxuosa, a capa de vereador ou grande oficial tinha as duas estolas dianteiras e a gola bordadas a ouro. O chapéu podia ser confeccionado em feltro ou em cartão forrado de cetim preto, conforme vimos num exemplar da Câmara Municipal de Coimbra que ainda sobrevivia na década de 1980.
Este traje era usado em todas as cerimónias do calendário municipal, fossem elas políticas ou religiosas, e nas recepções aos chefes de estado. Nas exéquias por chefe de estado, em particular na extraordinária encenação pública que era a cerimónia da quebra dos escudos, era de tradição usarem-se varas integralmente pintadas de preto, capas pretas e chapeirões de abas descaídas, com fitas pendentes desde a copa até meio da perna (luto pesado).