Virtual Memories

sábado, 15 de junho de 2013

D. Carlos inaugura no pátio da Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa o busto-retrato do Prof. Manuel Bento de Sousa, Lisboa/1906
Expressiva presença dos membros do corpo docente com o hábito talar.
Fonte: Ilustração Portuguesa n.º 10, 30.4.1906

terça-feira, 11 de junho de 2013

Manifestações expressivas de luto na Semana Santa de Soria (2010)

Desfile da Confraria de la Santa Vera Cruz, trajes de gala de luto pesado à moda do reinado de D. Felipe IV, Ágreda/Soria/Espanha.
Um exemplo de práticas culturais expressivas mantidas por uma comunidade que podem ser aproveitadas para documentar a evolução do conceito de luto e das manifestações públicas de pesar.

Desfile da confraria nas ruas do centro histórico de Ágreda: aspeto posterior do pendão e da cauda roçagante de luto pesado ("nojo çarrado"). Em Portugal estas ancentrais formas de manifestação de pesar associadas à morte praticamente desapareceram. Com alguma dificuldade as conseguiremos sinalizar em algumas confrarias, casos de Braga (Procissão do Enterro do Senhor) e de santas casas de misericórdia do baixo Alentejo e Algarve.

Desfile das bandeiras: confrade felipecuarto ladeado pelos seus alumbrantes

Trajes de luto pesado: indumentária de grande gala usada pelos membros da Confraria da Santa Vera Cruz de Ágreda/Espanha. Na procissão do Santo Enterro os confrades vestem um traje negro à moda do reinado de D. Felipe IV (século XVII). São conhecidos por "los felipecuartos". Os homens de chapéu preto e cauda rastejante transportam bandeiras envoltas em pendões de nojo e são ladeados por pajens ou alumbrantes. O traje de gala dos felipecuartos consta de sapatos pretos de couro, meias altas pretas, calções, jaleca, sombreiro preto de abas redondas e cauda roçagante. São acessórios o lenço branco, a golilla armada, as luvas e a camisa de folhos.
O desfile da Confraria da Santa Vera Cruz constitui um dos momentos altos da procissão. Pela originalidade do seu traje e pela manutenção de práticas de luto quase desaparecidas esta confraria está classificada como instituição de relevante interesse turístico.
Fonte: fotos em http://www.desdesoria.es/

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Barretes doutorais no Colégio das Teresianas

Impressionante jogo de barretes doutorais de Teologia em barro polícromo sobre as ameias do Colégio de las Teresianas de Barcelona. Projectada por San Enrique de Ossó em 1887, a obra foi assumida por Gaudí em 1888, tendo ficada concluída em 1890.
Alusão a Santa Teresa de Ávila como Doutora da Igreja, seguindo-se aqui o antigo modelo ibérico com armação preta de quatro cantos, franja torsa e pega superior.