Virtual Memories

quarta-feira, 22 de abril de 2009


E. Benjamin
Na transição do século XIX para o século XX as primeiras mulheres formadas em Direito ingressaram em profissões jurídicas tradicionalmente monopolizadas por homens, como a advocacia e a solicitadoria. Nas universidades tributárias do paradigma anglo-saxónico a toga talar masculina foi convertida sem sobressaltos em veste unissexo. Em França, país onde se não realizava a cerimónia de formatura nas universidades (como tal, não havia traje discente), as primeiras advogadas começaram a usar a toga forense masculina. Curiosamente seria no "país da liberdade e da igualdade" que mais se levantariam vozes misóginas contra a presença da mulher na advocacia.
Nos EUA, não existindo veste profissional forense, as primeiras advogadas usarem traje civil de época. Em Portugal, a primeira advogada, Regina Quintanilha estreou-se no Tribunal da Boa Hora em 1913 com toga masculina. Reporta a comunicação social da época que foi bem recebida e aplaudida.
Em países como a Inglaterra, Canadá, Austrália e Nova Zelândia, o ingresso das mulheres nas profissões jurídicas representou um processo bem sucedido. A peruca, o plastron e a toga foram transformadas em veste profissional unissexo. Serve de exemplo esta fotografia de Ethel Rebecca Benjamin (1875-1943), formada em Direito pela University of Otago no ano de 1897. Em 10 de Maio de 1897 foi admitida como primeira advogada e solicitadora na Supreme Court da Nova Zelândia. Imagem da época de estreia, com peruca, plastron e toga profissional de excelente confecção.

terça-feira, 21 de abril de 2009

Primeiras formandas na Universidade de Sydney
Alunas do curso de Medicina formadas em 1898.
(Pioneer women group. 1898. University of Sydney, http://www.medfac.usyd.edu.au/museum/image.php?FMMUS=FMMUS88; Filtered images: vision of pioneering women doctors in thwentieth-century Australia, http://www.historycooperative.og/jounals/hah/8.2/mccarthy.html)


Presença feminina na Universidade da Pennsylvania
Registo fotográfico da década de 1880
(University Archives and Records Center. University of Pennsylvania, http://www.archives.upenn.edu/history/features/women/chron3.html)

Honoris na Queen's
O primeiro doutoramento honoris causa da University of Queen's, Canadá, foi conferido pela Faculdade de Direito à Condessa de Aberdenn Ishbel Marjoribanks, em Maio de 1898.
A laureada apresenta-se com a "cap and gown", confirmando uma vez mais a naturalização do paradigma unissexo adoptado pelos países anglo-saxónicos desde a década de 1860.