Virtual Memories

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009


Lentes em Lisboa
Em Maio de 1908 deslocaram-se a Lisboa estudantes monárquicos e lentes da Universidade de Coimbra que foram apresentar felicitações ao novo rei D. Manuel II. A embaixada académica originou protestos nas facções republicanas radicadas em Coimbra e conflitos nas ruas de Lisboa, o que não evitou o acesso da comitiva ao paço das Necessidades.
Nesta fotografia de Alberto Carlos Lima, pertencente ao acervo do Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa (cliché LIM000155), vislumbram-se dois lentes de Direito com insígnias doutorais vermelhas e pequeno hábito (capa singela, casaca e calça comprida), e um lente da Faculdade de Teologia com capa de gala, batina talar romana, cabeção e volta, sapatos pretos de laço, calções e meias altas e insígnias de cor branca. É uma das derradeiras fixações da riqueza e variedade dos antigos hábitos da UC. No caso específico do lente de Teologia chama-se a atenção para o uso da seda preta, padrão de tecido obrigatoriamente empregue na confecção do hábito de gala dos doutores conimbricenses, cuja memória se perderia no após 1910.


Parada
Cortejo público realizado em Lisboa, em data não identificada, posterior a 1918 e anterior a 1930.
Na linha da frente, entre trajes civis masculinos de época (casaca e cartola), avistam-se um bispo, um docente com toga talar preta herdada da Escola Médico-Cirúrgica e borla (reitor da Univ. de Lisboa?), e um lente de Direito (Faculdade de Direito de Lisboa?) com o traje e as insígnias de modelo conimbricense. Poderá tratar-se de uma abertura do ano escolar na década de 1920.
(Cliché ACU0001864 do Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa)


Alunos do Colégio D. Pedro II
Brasil, 1855: os alunos do Colégio D. Pedro II seguem os regulamentos internos de colégios privados franceses e germânicos, tornando obrigatória uma farda à base de calça comprida, casaco curto e boné de pala, cobertura de cabeça semelhante ao figurino em processo de afirmação nas escolas superiores escandinavas e germânicas.


Estudante galante
Reciclagem de uma gravura de ca.1800, com o título "guarda-chuva do estudante galante", publicada na obra "L'Art des artifices de la beauté", Paris, 1902. Estudante francês da época napoleónica com vestário civil. Este tipo de bicórnio de feltro preto viria a ser adoptado pelos tunos espanhóis.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009


A apropriação cinematográfica de Fausto
Cartaz fílmico ilustrado em língua alemã.


Fausto e "Mephisto"

Representação de Fausto
Gravura integrada numa edição espanhola de 1920 existente na Biblioteca Nacional de Madrid.


O estudante Fausto e o Diabo numa gravura de ca. 1850.

O escolar Fausto e o Diabo
Gravura do pintor Eugène Delacroix (1798-1863), integrada numa edição de 1828 da obra do poeta Goethe.


Fausto
Xilografia quinhentista alusiva ao estudante germânico Johan Faust (ca. 1480-1539.