Virtual Memories

domingo, 18 de maio de 2008


Cortejo do Espírito Santo em Paraty
Cortejo do Imperador do Divino Espírito Santo em Paraty, Brasil, Maio de 2007. O Imperador (e respectivo séquito) segue a iconografia napoleónica parcialmente adoptada no Brasil aquando da coroação de D. Pedro I. As varas vermelhas, dispostas em quadrado, são uma tradição portuguesa, conforme a usança levada pelos emigrantes das ilhas dos Açores.

Cortejo do Espírito Santo em Minde
Vanguarda de cortejo do Divino Espírito Santo, Minde, Portugal, meados do século XX. Na vanguarda, antecedendo a cruz processional e o pálio, vê-se uma vara de considerável dimensão.
Fonte: http://www.minderico.com/minderico/artigo.asp?cod_artigo=143145.

Espírito Santo em Pescaria Brava
Registo fotográfica da extinta festa do Divino Espírito Santo em Pescaria Brava. O imperador e respectivo séquito é resguardado por uma quadra de varas de madeira de considerável altimetria. Esta tradição do quadrado de varas é comum aos Açores, certos povoados do Brasil e algumas localidades de Portugal continental.
Fonte: "Pescaria Brava", http://www.goecities.com/pescariabrava/img/fest2.jpg, de Sidnei Neves.


Imperador do Espírito Santo
Cerimónia de coroação de Imperador do Divino Espírito Santo, Ilha Terceira, Açores. Formam ala diversos irmãos com varas brancas erguidas, de altimetria média, com a empunhadura preparada para receber velas processionais.

Maças de raiz britânica
Antiga maça de prata de Norfolk, Virgínia, com data de 1753. Nas antigas colónias inglesas da América do Norte subsistem algumas maças anteriores à proclamação da independência, conforme reporta Andrew Cusack em "Maces of America: Parte I" e Maces of America: Parte II", http://www.andrewcusack.com/blog/2005/07/an_old_mace_fal.php.


Câmara de Glastonbury

O Presidente da Câmara de Glastonbury (2007-2008), Grã-Bretanha, rodeado por dois maceiros.

http://www.glastonbury.gov.uk/

Câmara de Dublin
O Presidente da Câmara Municipal de Dublin ladeado pelo porta-espada e pelo porta-maça.