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domingo, 14 de agosto de 2011



Sarong exibido por elementos Myanmar

Sarong, saio masculino oriental comum à India, Península Arábica, ilhas do Pacífico, sul da Ásia.



Aspecto do saio-calça japonês masculino (hakama)



Técnicas de bem vestir o saio-calça japonês

Camponês russo de inícios do século XIX (1813) com túnica cingida e abafo forrado de pelo

Pauleiros de Miranda do Douro, Portugal, com enaguas de linho




Traje de sargaceiro da Praia da Apulia, Portugal



Feitio do pequeno kilt, de talhe acentuadamente geometrizado, mantendo embora a morfologia deltoide.



Imagens do grande kilt escossês, em lã de axadrezado, cós pregueado e manto do mesmo padrão



Esculturas do antigo Egipto, exibindo os figurantes masculinos saios de linho e estopa



Dançarino da Roménia com a fustanella tradicional, inícios do século XX



Lord Byron com traje tradicional albanês


Trajes tradicionais da Albania, século XIX.
Albaneses com fustanella branca rodada.


Grupo de orantes masculinos e femininos, Suméria, templo de Abu. Saios masculinos compridos com bainhas rematadas por franjas de lã em folhas sobrepostas.

Indumentária suméria. Saio masculino comprido, de tecido, com abundante franja. Estátuas de pedra provenientes do templo de Abu, em Tell Asmar.



Imagem a cores da indumentária dos dançarinos de Laguna de Negrillos

Dançarino pauliteiro (paloteo) com enaguas amarelas sobre andas de madeira, Angriano, Espanha, 2010



India, membros de uma formação musical com enaguas numa festividade

Dançarino/danzante de Laguna de Negrillos, Espanha, na procissão do Corpus Christi, em 1953, com o antigo saio de linho de duas enaguas com orlas em renda. Saio relativamente curto, completado por meias altas (meias-calças) e calções estreitos.

As enaguas masculinas, conhecidas na sua versão mini por enaguillas, eram usadas nos trabalhos campestres e piscatórios, sendo as mais grosseiras confeccionadas em baeta de tear. As de linho fino alvo podiam ter duas enaguas sobrepostas e ostentavam ornamentação manual. Eram usadas nos arraiais festivos pelos grupos de danças de arcos e de paus (palos). Eram ainda usadas para vestir imagens de Cristo crucificado na Pensúnsula Ibérica e na América Latina (calvário con falda, cristo ataviado con enaguillas) e pelos grupos de paloteados (danças de paus) que se exibiam na procissão do Corpo de Deus.

As formações mais espectaculares de toda a Espanha eram as de Angriano, Navarrete, cujos dançarinos executavam a coreografia sobre andas de madeira.